Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Plural dos Substantivos / Plural Nouns

Eu falei que para formarmos o plural dos substantivos em inglês (= plural nouns), temos que perceber que na maioria (most of nouns) adicionamos “s” ao vocábulo. Vejamos:
1, book (está no singular livro) + (s) = books (que torna a palavra no plural: books = livros).


2, car (está no singular carro) + (s) = cars (que torna a palavra no plural: cars = carros).


3, house (está no singular casa ) + (s) = houses (que torna a palavra no plural: houses = casas).
Resumo na maioria dos substantivos você deve acrescentar (= adicionar, colocar) um s na palavra.


No entanto, há substantivos especiais àqueles que terminam em s, z, ch, sh e x. Vou repetir há substantivos cuja terminação é  s, z, ch, sh e x, você precisa acrescentar duas letras “es”. Isso mesmo, você deve adicionar “E” + “S”. Vou dar exemplos
4, church (está no singular igreja, veja que terminou por ch), neste caso você vai acrescentar: (church + es) = churches (que torna a palavra no plural: churches = igrejas).


5, kiss (está no singular beijo, veja que terminou por s), neste caso você vai acrescentar: (kiss + es) = kisses (que torna a palavra no plural: kisses = beijos).


6, kiss (está no singular beijo, veja que terminou por s), neste caso você vai acrescentar: (kiss + es) = kisses (que torna a palavra no plural: kisses = beijos).


Paciência basta seguir as regras, porém não acaba aqui. Há substantivos terminados em y precedido de consoante, ou seja, que na frente do y vem uma cosoante. Então quando acontecer isso você tira o “y” e o substitui por i, quer dizer retira o “y”, como brinquei na sala: “mando o y vazar, pegar a pista, ir embora” e no lugar dele (do y), coloque o “i”. Em seguida acrescente “es”. Vamos ver os exemplos.


7, City (está no singular, termina em “y” e na frente tem a consoante “t”). Ai, retiramos o “y” fica cit_ (ficou vago, não foi?). Agora, colocamos a letra “i”, tornar-se assim: “cit +i= citi”. Porém, não acaba ai. Faltam que letras? Isso mesmo “es”; por conseguinte ficará desse jeito: cit + i + es = cities.
Legal, não é a piece of cake? Sabia que você diria isso!


Há outro grupo de substantivos que terminam em “f” e “fe”. Os terminados em “f”trocamos para “v” e acrescentamos “es”. Os terminados em fe, trocamos para “ve” e acrescentamos s.


8, wife (está no singular esposa, veja que terminou por fe), neste caso você, primeiro trocar
para “ves” e depós vai acrescentar: (wife (-fe) + “ve”+s) = wifes (que torna a palavra no plural: wives = esposas).

Como já conversamos na sala aqui é uma oportunidade para você revisar os assuntos, logo não elimina você de assistir as aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário